terça-feira, 8 de setembro de 2009

Algarvios peregrinaram a Taizé acompanhados por cristãos de Beja

Foram cerca de 90 os jovens e adultos algarvios que participaram, de 15 a 24 de Agosto, na 10ª Peregrinação da Diocese do Algarve a Taizé, acompanhados por mais 17 elementos da vizinha Diocese de Beja que integraram o grupo que seguiu até à Comunidade Ecuménica do Sul da França.

Os autocarros saíram do Algarve no dia 15 pelas 8h e chegaram a Taizé no dia seguinte por volta das 14.30h. Um pouco antes, na paragem para o almoço feita em Cluny (última localidade antes de entrar em Taizé), o grupo celebrou a Eucaristia dominical, presidida pelo padre Nuno Sousa da Diocese de Beja, único sacerdote que acompanhou a peregrinação, a quem coube a orientação espiritual da mesma.

Alojados em tendas (jovens), em camaratas e outros dormitórios (adultos) ou na Olinda (espaço reservado aos casais e aos seus filhos até aos 14 anos) os algarvios, oriundos das paróquias de Aljezur, Ferreiras, Quarteira, Quelfes, São Luís e São Pedro de Faro, Tavira e Vila do Bispo, viveram uma semana intensa com os irmãos de Taizé e com os milhares de jovens oriundos de todos os cantos do mundo que semanalmente chegam àquela comunidade. Foi um tempo de reflexão pessoal e de encontro com Deus e com os outros, de partilha de culturas e de experiências, marcado não só pelo trabalho de manutenção em prol da comunidade, mas sobretudo pelas três orações diárias e pela Eucaristia dominical que fazem convergir a multidão presente em Taizé para a igreja local.

Outro dos momentos marcantes foi a vivência da oração da noite de domingo, dia 16 de Agosto, na ocorrência do quarto aniversário da morte do irmão Roger. Na ocasião, o irmão Alois, actual prior de Taizé, agradeceu a Deus pelo testemunho do fundador da comunidade assassinado em 2005. “Jesus Cristo, louvado sejas pelo nosso irmão Roger, cuja memória recordamos hoje. Ele conduziu inúmeras pessoas às fontes da confiança em Deus. Ensinou-nos que em cada momento da nossa vida nos podemos voltar para Deus para acolher o seu amor. Nele, encontramos a paz do coração. Essa paz do coração conduz-nos a não vivermos apenas para nós próprios, mas a vivermos para os outros. E pressentimos que em última instância todo o ser humano vive para Deus”, afirmou.

Este ano a peregrinação teve também um "sabor especial" por ser a primeira após a constituição formal do grupo diocesano que ajudará a dinamizar os jovens e adultos ligados ou não à espiritualidade de Taizé.

No próximo ano pastoral, este grupo irá intensificar as actividades na diocese em torno desta espiritualidade: preparação da participação na ‘Peregrinação de Confiança através da Terra’ na Polónia (Poznan) – de 29 de Dezembro de 2009 a 2 de Janeiro de 2010; no Encontro Ibérico no Porto - de 13 a 16 de Fevereiro de 2010 (semana do Carnaval); Encontro Diocesano de Taizé em Aljezur – de 12, 13 e 14 de Março de 2010; Peregrinação Diocesana a Taizé – de 15 a 22 de Agosto de 2010; entre outras iniciativas a agendar.

O objectivo principal deste grupo será o concretizar do projecto em curso do Centro de Acolhimento e Espiritualidade para toda a diocese a situar em Aljezur.

A saída de Taizé ocorreu no dia 23 de Agosto, chegando os peregrinos ao Algarve no dia seguinte por volta das 19h.

Fonte: Folha do Domingo

Sem comentários:

Enviar um comentário