quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Bispo do Algarve realizou novas nomeações

O Bispo do Algarve realizou no passado dia 16 de Julho, memória de Nossa Senhora do Carmo, um conjunto de nomeações que terão implicação prática já no início do próximo ano pastoral de 2009-2010.

D. Manuel Neto Quintas assinou o decreto referente às nomeações eclesiásticas, as quais, neste Ano Sacerdotal, expressam “comunhão entre o Bispo e os presbíteros, traduzida na solicitude pastoral por todas as comunidades cristãs, pelas quais entregam a sua vida no exercício do seu ministério”. “O Ano Sacerdotal, que estamos a viver, proporcionará a todo o povo de Deus, a possibilidade de tomar maior consciência do dom que os sacerdotes constituem para a Igreja e para a própria humanidade. Verdadeiramente o sacerdócio é o amor do Coração de Jesus, como referia o Cura d’Ars. Igualmente manifestam a resposta possível face às necessidades e às urgências pastorais da nossa Igreja diocesana, perante o realismo e o número diminuto do nosso presbitério, se bem que generoso e dedicado, reclamam o envolvimento de todos para o bom desempenho da sua missão pastoral”, reconhece o Bispo diocesano.

D. Manuel Quintas deixa um convite a toda “a Igreja diocesana a dar graças ao Senhor, pela disponibilidade” manifestada por quantos agora pede uma nova missão. “Disponibilidade que, como pude testemunhar, é fruto de um grande espírito de fé, de generosidade e de amor à nossa Igreja diocesana. Espero a mesma disponibilidade e o mesmo sentido eclesial das comunidades envolvidas neste processo, seja na gratidão e no reconhecimento a quem parte, seja no acolhimento e na colaboração corresponsável com quem chega”, apela.

O Bispo do Algarve nomeou então como párocos “in solidum” de São Clemente e São Sebastião de Loulé, o padre Henrique Varela (moderador) e o padre António de Freitas. Para as paróquias de Santa Maria e Santiago de Tavira, Santo Estêvão de Cachopo, Nossa Senhora da Conceição de Martinlongo e São Pedro de Vaqueiros, D. Manuel Quintas nomeou o padre Dinis Faísca (moderador) e o padre Flávio Martins como párocos “in solidum”. Para a paróquia de Nossa Senhora da Assunção da Sé de Faro, o Prelado nomeou como pároco o cónego José Pedro Martins e, como pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Matriz de Portimão, o padre Mário de Sousa.

D. Manuel Quintas nomeou ainda como vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Quarteira o padre Miguel Mário Neto.

Para o Seminário diocesano de São José, o Bispo do Algarve nomeou o cónego José Pedro Martins como reitor, o padre Pedro Manuel como prefeito e ecónomo, o padre Manuel Rodrigues como director espiritual e o padre Dinis Faísca como responsável pelo acompanhamento psicopedagógico.

O decreto conclui com a invocação da “protecção maternal de Maria, a Senhora Peregrina de Fátima, que vai percorrendo e congregando a nossa Igreja Diocesana, em comum peregrinação ao encontro de Cristo, a nova missão destes sacerdotes, bem como as comunidades a eles confiadas.”

Relativamente às tomadas de posse dos novos párocos, o cónego José Pedro Martins, tomará posse como pároco da Sé de Faro no dia 5 de Setembro próximo, na Eucaristia das 18h. O padre António de Freitas tomará posse no dia seguinte, 6 de Setembro, na Eucaristia das 11.30h na igreja matriz e o padre Mário de Sousa tomará posse no mesmo dia, 6 de Setembro, na Eucaristia das 18h. Já os padres Dinis Faísca e Flávio Martins tomarão posse em data a combinar, após meados de Setembro.

Fonte: Folha do Domingo

Sem comentários:

Enviar um comentário